Notícias

Turra quer reconhecer a Polfest como de Relevante Interesse Cultural do Estado

06/07/2022

O deputado Sérgio Turra (Progressistas) protocolou, nesta terça-feira (05), na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que pretende reconhecer a Polfest Internacional, realizada em Guarani das Missões, como de Relevante Interesse Cultural do Rio Grande do Sul. O PL também inclui a festa típica polonesa no Calendário Oficial de Eventos do Estado.


Segundo Turra, Guarani das Missões é conhecida e reconhecida desde 1996 como a “Capital Polonesa dos Gaúchos”, devido ao evento realizado anualmente no município. “A cidade foi colonizada pelos poloneses ainda em 1891. Desde então, a comunidade mantém viva as tradições do seu povo através da gastronomia típica, da religião, da língua, da dança, dos trajes, do artesanato e da arquitetura. É justo reconhecer este legado que a imigração polonesa deixou para o nosso Estado”, defendeu o parlamentar.


De acordo com o deputado, a iniciativa atendeu ao pleito do vice-prefeito de Guarani das Missões, Leandro Inácio Wastowski, e do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Moises Marczewski. “Atividades que valorizam nossos costumes e tradições geram renda, empregos e estimulam o turismo nas regiões. Isso tem impacto econômico e social. Por isso é nosso dever incentivar e valorizar essas iniciativas”, considerou Turra.


Reconhecida como a maior festa polonesa da América Latina, a Polfest é realizada no Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski e propõe uma imersão nos costumes, nos hábitos e nas tradições do povo polonês.


O projeto, agora, seguirá para tramitação e, depois, será apreciado em plenário.


Compartilhe

Galeria de fotos