Notícias

Projeto que institui o Final de Semana da Gastronomia Campeira é aprovado na AL

21/06/2022

Nesta terça-feira (21), o projeto de lei nº 197/2021 de autoria do deputado Sérgio Turra (Progressistas) foi aprovado por unanimidade na Comissão de Educação Assembleia Legislativa. O projeto inclui no calendário oficial de eventos do RS “ O Final de Semana da Gastronomia Campeira”, realizado no município de Dom Pedrito, na região da campanha gaúcha.


Como a matéria já havia sido deliberada na CCJ, a aprovação na Comissão de Educação foi de forma conclusiva, ou seja, a redação final da lei será apreciada na próxima semana e enviada direto para sanção do governador, sem a necessidade de passar pelo plenário da casa. “Dom Pedrito mantém viva a nossa história e valoriza uma potencialidade do nosso povo. E isso merece ser reconhecido”, avalia Turra


O evento acontece no primeiro semestre de cada ano, com atrações culturais, gastronômicas, shows musicais e exposições. “A intenção do projeto é promover a tradição gaúcha e o turismo regional”, comentou o deputado.


“O município de Dom Pedrito possui uma história muito forte no que diz respeito à luta por nossa tradição e costumes. Um dos momentos mais importantes dos gaúchos ocorreu naquele chão, o fim da Revolução Farroupilha. Os campos do Ponche Verde têm inspirado poetas, músicos e até mesmo produtores cinematográficos a desenvolverem trabalhos voltados à época em que Imperiais e Farrapos peleavam naqueles pagos”, finalizou Turra.


O projeto foi uma sugestão do vereador de Dom Pedrito, Patrício Antunes, que é um dos defensores da cultura gaúcha na região.


A sanção por parte do governador do Estado deve acontecer ainda no mês de julho.

 


Compartilhe