Notícias

Viaduto de Encantado pode ganhar nome em homenagem a Ampère Maximino Giordani

09/06/2022

O deputado Sérgio Turra (Progressistas) protocolou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que denomina o viaduto da ERS-129, em Encantado, de ‘Viaduto Ampère Maximino Giordani´. Segundo o parlamentar, a ideia é prestar homenagem ao proprietário da mais antiga empresa familiar do município e que teve papel fundamental na história Encantado. Giordani faleceu em 15 de maio de 2022.


“A denominação do viaduto será uma das formas de homenagear este cidadão que tanto lutou pela comunidade Encantadense e que se engajou na batalha para a sua construção, evitando, assim, que a cidade fosse dividida pela ERS-129”, justificou Turra. O projeto será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (10).


Ampère foi um homem atuante na comunidade e voltado ao voluntariado. Tornou-se vereador na legislatura de 1964/1968 e vice-prefeito no mandato de 1974/1977. Profundo conhecedor e defensor do meio ambiente, em 1997 tentou implantar a coleta seletiva de lixo. Em 2021, foi palestrante do Seminário Nacional da União dos Vereadores do Brasil (UVB) em Encantado.


Giordani ocupava a 16ª cadeira da Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT), era integrante da Associação Ítalo-Brasileira (ASSIBRE) de Encantado e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).


O projeto seguirá em tramitação na Assembleia Legislativa e, depois, será apreciado em plenário. 


Compartilhe