Notícias

RS é o primeiro estado com política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais

04/05/2022

Foi sancionado nesta quarta-feira (04), pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, a lei que institui a política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. O projeto, pioneiro no país, é de autoria do deputado Tenente-Coronel Zucco, e subscrito pelos deputados Sérgio Turra (Progressistas) e Edson Brum. Com isso, o Rio Grande do Sul se torna o primeiro estado da federação com uma legislação específica do gênero.


Turra explica que a proposta pretende transformar as ações e programas de governo contra o abigeato em uma política permanente e integrada. Além disso, o projeto prevê a possibilidade de celebração de convênios entre poder público e privado e a utilização de militares da reserva em operações especializadas. “Essa legislação dará respaldo aos nossos agentes da segurança pública e da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) que trabalham, incansavelmente, para combater a criminalidade no campo”, explica. 


Turra é presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários que sugeriu ao governo a criação da Decrab. Atualmente o Estado conta com quatro unidades, localizadas em Bagé, Alegrete, Cruz Alta e Camaquã.  


“O RS é detentor do sétimo maior rebanho de bovinos, do segundo maior rebanho de equinos e do segundo maior rebanho de ovinos do território nacional. É evidente a importância do tema para nossa economia. Precisamos de uma política permanente de segurança pública, principalmente no combate ao abigeato”, avalia o parlamentar. 


Compartilhe