Notícias

Projeto que valoriza o Café de Cambona de São Nicolau é aprovado na AL

26/04/2021

A tradição dos antigos tropeiros e carreteiros de preparar o café na cambona é celebrada em um evento típico realizado anualmente em São Nicolau, na região das missões. Para valorizar a cultura que perpassa gerações, o deputado Sérgio Turra (Progressista) é autor do Projeto de Lei que reconhece de Relevante Interesse Cultural o Café de Cambona de São Nicolau.


O projeto foi aprovado nesta terça-feira, dia 26, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. De acordo com o regimento interno da casa, a aprovação foi de forma conclusiva, ou seja, a redação final da lei será apreciada na próxima semana e enviada direto para sanção do governador. “São Nicolau mantém viva a nossa história e valoriza uma potencialidade do nosso povo. E isso merece ser reconhecido”, avalia o parlamentar.


A matéria foi protocolada na casa ainda no ano de 2021 e foi aprovada na CCJ no final do ano passado.  Com a aprovação do parecer favorável na comissão de mérito nesta terça-feira, a tramitação na casa fica restrito a apreciação e publicação da redação final.


O Café de Cambona era um costume dos tropeiros que, ao se deslocarem de um ponto a outro para comercialização dos rebanhos, faziam o café em fogo de chão. O preparo era feito em um utensílio de lata chamado cambona ou chiculateira, com pó de café e tição (madeira) em brasa para que pó e água se misturassem.  


De acordo com o deputado, o projeto foi apresentado após reuniões com representantes do município e lideranças da região das missões, principalmente os vereadores Progressistas de São Nicolau, Rubens Vargas e Cristina Zilli. “As atividades tradicionalistas geram renda, empregos e estimulam o turismo. Isso tem impacto econômico e social para o município e as regiões. Por isso é nosso dever incentivar e valorizar essas iniciativas”, avalia Turra.


O XIV Café de Cambona já tem data definida para este ano de 2022, será realizado no dia 29 de maio, juntamente com a IV Expo São Nicolau, no Parque de Eventos Delci Sommer da Trindade, no Bairro Boa Esperança.


Compartilhe