Notícias

Projeto pretende criar o Final de Semana do Tiro Esportivo no RS

30/03/2022

Nesta terça-feira (29), o deputado Sérgio Turra (Progressistas) protocolou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui o Final de Semana do Tiro Esportivo no Rio Grande do Sul.

 

Segundo o deputado, o evento deve ser realizado no primeiro final de semana do mês de agosto. O objetivo é reconhecer a prática desportiva do tiro como atividade de lazer e incentivar o desenvolvimento de valores morais, sociais, de aprendizado. “O projeto foi inspirado em uma iniciativa do meu amigo e vereador de Dom Pedrito, Patrício Antunes, que está liderando o mesmo processo no município. Queremos tornar essa prática um evento estadual”, comentou Turra.

 

No Final de Semana do Tiro Esportivo, o governo do Estado e as prefeituras, em conjunto com os clubes de tiro, poderão realizar atividades ou projetos relacionados à apresentação, treino, preparação, competição, seminários, palestras, a serem difundidas nas entidades e instituições interessadas. O projeto inclui o evento no calendário oficial do Estado.

 

Para realização das atividades desportivas, deverão ser observados e cumpridos os regramentos e as legislações pertinentes a cada modalidade deste esporte, bem como a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

“O tiro esportivo foi o primeiro esporte a trazer uma medalha olímpica para o Brasil. Em 1920, nos jogos da Antuérpia, na Bélgica, o Tenente Guilherme Paranaense conquistou a medalha de ouro olímpica, no tiro rápido de 25 metros. Trata-se de um esporte que trabalha o condicionamento físico, melhora a concentração, otimiza o equilíbrio emocional, além de desenvolver a autodisciplina e aprimorar o autocontrole e reflexos”, explanou o deputado.

 

O projeto seguirá em tramitação na Assembleia Legislativa. Se aprovado, a lei passará por sanção do governador.



Compartilhe