Notícias

Turra apresenta mais um projeto que valoriza a tradição gaúcha

08/11/2021

O deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) protocolou, nesta semana, mais um projeto de valorização da tradição gaúcha. O documento institui o dia 1° de dezembro como "Dia Estadual do Ferrador de Cavalos no Rio Grande do Sul". 


“Com a criação da Associação de Ferradores do Brasil (AFB), em 2008, viu-se a necessidade da regulamentação da profissão para certificar os profissionais aptos a exercerem o ofício. O cuidado com a saúde e bem-estar dos cavalos exige dedicação, destacando a relevância do ferrageamento dos cascos para a proteção do animal. Um trabalho importante para os animais de rodeios crioulos, cavalgadas, passeio e trabalho em fazenda”, justificou Turra.


O projeto também inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado. “Nada mais justo que demonstrar nosso reconhecimento e respeito a esses profissionais que contribuem diretamente para o desenvolvimento do nosso Estado”, acrescentou o deputado.


De acordo com Turra, a atividade profissional do ferrador de cavalos remonta a atividade do ferreiro como profissão. “Todos sabem da minha paixão pelo cavalo e pela tradição gaúcha, por isso que este projeto contempla a valorização da profissão, dos nossos costumes e do bem-estar animal”.


Agora, o projeto de lei 393/2021 será encaminhado para as comissões permanentes da Assembleia Legislativa e, depois, poderá ser apreciado em plenário.


Compartilhe