Notícias

Sérgio Turra comemora instalação da DECRAB na fronteira oeste

16/10/2021

Na tarde deste sábado, dia 16, a Polícia Civil do RS inaugurou mais uma Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB), desta vez, em Alegrete, na fronteira oeste. O deputado Estadual Sérgio Turra (Progressistas) comemorou a iniciativa.


As DECRABs foram criadas no Estado em 2018, após a proposição de autoria do deputado Turra que foi aprovada na Assembleia legislativa em 2017. Desde a criação dessas delegacias, os crimes rurais no RS reduziram em mais de 50%, com a prisão de aproximadamente 500 pessoas e a desarticulação de mais de 100 quadrilhas.


“ Os números impressionam, por isso, que estou muito feliz que um dos legados do meu mandato está fazendo a diferença na vida dos produtores rurais gaúchos. O sucesso é tão grande, que a DECRAB virou referência nacional”, disse o deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Rurais da Assembleia Legislativa.


A nova casa da unidade passa a ser um espaço no mesmo prédio da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Alegrete. Para abrigar a nova equipe, que contará com um delegado titular e quatro agentes exclusivamente dedicados à investigação de delitos relacionados ao meio rural, as instalações que ocupam uma área total de 246 metros quadrados passaram por reforma e modernização. O investimento para a obra, em torno de R$ 40 mil, foi custeado pelo Grupo de Apoio da Segurança Pública e pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete.


Com a mudança do organograma de atendimento dessas delegacias, a DECRAB ficará sediada em quatro municípios gaúchos: Bagé, Camaquã, Alegrete e Cruz Alta. O foco desta unidade é o combate à criminalidade organizada que atua no meio rural, com dedicação exclusiva para investigações qualificadas que visam a desarticulação e o desaparelhamento desses bandos. A Fronteira Oeste, juntamente com a região centro-oeste gaúcha, concentra os maiores rebanhos bovino e ovino do RS, bem como as áreas de grande produção de grãos. Para assegurar o aproveitamento de potencial de toda essa produtividade.


As macrorregiões


Para atender toda a população gaúcha no combate ao abigeato, o Estado foi dividido em quatro macrorregiões: 1ª Decrab Bagé (amarelos e laranjas),  2ª Decrab Alegrete (verdes), 3ª Decrab Camaquã (azuis) e 4ª Decrab Cruz Alta (bordôs e rosas). As cores no mapa abaixo representam os municípios de abrangência de cada delegacia.


Fotos: Governo do RS


Compartilhe

Galeria de fotos