Notícias

Turra protocola projeto que torna a Festa da Colônia como patrimônio cultural do RS

16/10/2021

Na última quinta-feira, dia 14, o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) esteve em Gramado para apresentar as lideranças regionais o projeto de lei de sua autoria, que reconhece como de Relevante Interesse Cultural do Estado, a Festa da Colônia de Gramado, que neste ano está na sua 30° edição.


O PL 318/2021 foi assinado na presença do prefeito, Nestor Tissot, do vice, Luia Barbacovi, vereadores, secretários municipais, da corte que representa a Festa da Colônia e lideranças políticas da serra gaúcha.


A iniciativa tem por objetivo fomentar ainda mais o turismo na região e valorizar os costumes típicos da serra. “A Festa da Colônia de Gramado é um prato cheio para quem gosta da culinária colonial italiana, alemã e portuguesa. Até hoje os colonizadores são lembrados através da preservação das tradições e dos costumes. Uma das principais marcas está na gastronomia. Os produtos e as receitas são o patrimônio cultural dessa região. E é na Festa da Colônia que elas ganham ainda mais destaque”, disse o deputado.


Já o prefeito Tissot agradeceu ao parlamentar pela proposição e disse que o projeto vai intensificar ainda mais a festa. “Esse projeto de lei é a valorização do trabalho das famílias do interior, pois impulsiona a legalização das agroindústrias familiares e a permanência dos jovens no meio rural, algo amplamente defendido pela Prefeitura de Gramado. Após a aprovação, pretendemos conquistar ainda mais o reconhecimento estadual e nacional da nossa festa que resgata as origens e a cultura”, afirmou o prefeito.


O projeto seguirá agora para análise da comissões permanentes da Assembleia Legislativa e depois votado em plenário. Se aprovado, passará pela sanção governamental.


Compartilhe