Notícias

Turra apoia o Inclusão de Ouro, realizado pela ABCCC

04/10/2021

A modalidade incentiva a participação de pessoas com deficiência em provas do Cavalo Crioulo

 

No dia internacional dos animais, 04 de outubro, o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) recebeu a visita da Coordenadora da Comissão do Inclusão de Ouro, Josi Martins, da integrante da comissão, Cláudia Rocha, e do vice-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, Leonardo Martins. A pauta da reunião foi a prova Inclusão de Ouro, instituída e oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

 

Além de ser o animal símbolo do Rio Grande do Sul e ser utilizado para o esporte e o lazer, o cavalo crioulo tem sido instrumento para a promoção da inclusão na prática.

 

A prova Inclusão de Ouro é uma modalidade que traz para a pista do Freio de Ouro ginetes com deficiência física e mental para uma disputa igualitária, promovendo a inclusão.

 

De acordo com Leonardo Martins, a modalidade já é um grande sucesso e tem transformado a vida de inúmeros ginetes dentro e fora da pista. “O Inclusão de Ouro chegou para somar. As histórias de superação dos participantes vão além das pistas, transformando vidas”, relata.

 

Para Turra, defensor do tradicionalismo e das provas equestres na Assembleia Legislativa, ações como esta precisam ser reconhecidas e valorizadas. “Esse trabalho, além de envolver as provas equestres, inclui e incentiva pessoas e resgata vidas”. Por tudo isso, precisa ser reconhecido e apoiado”.

 

Cláudia Rocha, que também é proprietária do centro "Cavalo do Bem", disse ainda que a equoterapia pode ajudar para a realização das provas.  “A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O centro tem ajudado pessoas de todas as idades em Porto Alegre e Alvorada”, explica. 


Compartilhe