Notícias

DECRAB recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa

08/09/2021

O deputado Sérgio Turra foi o proponente da homenagem.

 

A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) recebeu, nesta quarta-feira (08), a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. O deputado Sérgio Turra, como líder do Progressistas no Parlamento e presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, foi o proponente da homenagem. A cerimônia aconteceu na sede da Farsul, na Expointer.


Em pronunciamento, o deputado justificou a honraria. “Desde a criação da força-tarefa da Policia Civil e a instalação da Decrab, a entidade já contabiliza valiosos serviços prestados ao agronegócio e à sociedade gaúcha.  As ocorrências de abigeato no Rio Grande do Sul caíram mais de 50%”.


Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em 2016 o número de ocorrências relacionadas ao abigeato no Estado passava de 10 mil. Em 2020, o número caiu para 5 mil registros. “Mais de 100 organizações criminosas foram desbaratadas e mais de 500 bandidos foram presos. Além da apreensão de caminhões, armas e animais. Desmantelou-se não só quadrilhas, como boa parte da cadeia criminosa que sustenta o abigeato, como transportadoras, frigoríficos e mercados que comercializam a carne abatida ilegalmente”, disse Turra.


A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, agradeceu a homenagem e elogiou a inteligência das operações e dos serviços de combate ao crime no campo realizado pelos policiais da DECRAB, sob a coordenação do delegado titular, André Mendes, e do inspetor, Patrício Antunes. “Com o fortalecimento do trabalho especializado, acreditamos que teremos números cada vez melhores”, pontuou.


O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, também enalteceu as ações em prol da segurança rural e disse que a medalha é um estímulo aos policiais.


Inaugurada em 2018, por sugestão do deputado Turra, a DECRAB é a primeira focada neste tipo de transgressão no Brasil, dando continuidade ao trabalho que já era realizado pela força-tarefa da Polícia Civil. Os bons resultados da delegacia no Rio Grande do Sul chamaram a atenção de outros Estados da Federação e, em maio de 2021, o governo do Mato Grosso do Sul publicou um decreto criando um programa com base no modelo gaúcho. No mesmo mês, Turra encaminhou ao Ministério da Justiça a proposta de criar uma Política Nacional de Segurança Rural. “Em um país que tem quase um terço do seu PIB gerado pelo agronegócio, a segurança rural é garantia de estabilidade econômica, tranquilidade às famílias e geração de renda e empregos”, apontou o deputado.


Também participaram da cerimônia, prefeitos e lideranças gaúchas, inspetores da Polícia Civil, produtores rurais e representantes de entidades do agronegócio.


Compartilhe

Galeria de fotos