Notícias

Reunião trata sobre o aumento de vacinas da COVID-19 nos municípios da Serra

22/07/2021

Por intermédio do gabinete do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas), nesta quarta-feira (21), o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, se reuniu com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para pedir mais vacinas contra o Covid-19 para os municípios da Serra. Segundo o prefeito, existe uma defasagem na contagem de habitantes da região e, por isso, há um déficit no número de doses enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

 

De acordo com o chefe do executivo municipal, um estudo preliminar mostrou que os municípios serranos deixaram de receber cerca de 20 mil doses. Só em Gramado, o quantitativo de vacinas insuficientes chega 3 mil. “Somado a isso, ainda tivemos a descoberta da variante Delta, o que nos preocupou muito”, ressaltou Nestor.   

 

A secretária de Saúde explicou que os números de doses são estimados de acordo com dados do Ministério da Saúde. “Porém, Gramado e as cidades da região possuem duas populações, as residentes e as pessoas que se deslocam a passeio ou a trabalho. Talvez isso não tenha sido considerado durante a distribuição elencada pelo governo federal”, destacou ela.

 

Para o deputado Sérgio Turra, os municípios da Serra necessitam de atenção especial nas ações de enfrentamento do coronavírus, devido à importância turística da região. “A Serra gera emprego, renda, movimenta e fortalece boa parte da economia gaúcha. Não podemos deixar esta região tão importante desassistida em suas necessidades de combate ao vírus”.

 

Arita informou que a SES está trabalhando para corrigir possíveis defasagens na distribuição das doses da vacina. “Vamos realizar remanejos que beneficiem municípios que tenham população maior do que as estimativas ou que vacinem muitas pessoas de fora do seu território, como é o caso das cidades serranas”, afirmou.

 

Também participaram da reunião o secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, o coordenador do Gabinete de Crise da Covid-19, Ubiratã Luiz Alves de Oliveira, e o assessor parlamentar, Giovani Colorio.  


Compartilhe

Galeria de fotos