Notícias

São Luiz Gonzaga é a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro

12/07/2021

Na manhã desta segunda-feira, dia 12, o governador Eduardo Leite sancionou a lei de autoria do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas), que declara o município de São Luiz Gonzaga, na região das missões, como Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro e inclui no calendário oficial de eventos do Estado a Festa do Arroz Carreteiro realizada anualmente no município.


O projeto, que tramitava no legislativo desde outubro de 2019, foi uma iniciativa construída através da parceria do deputado e da vereadora de São Luiz Gonzaga, Rose Grings (Progressistas). “O povo missioneiro tem na cultura o cultivo a tradição gaúcha através dos eventos e da culinária típica. Reconhecer este município como a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro valoriza toda a região das missões e incentiva o turismo local”, justificou Turra.

 

A titulação deve-se ao sucesso da Festa do Arroz Carreteiro, que acontece anualmente no mês de junho, aniversário do município. Em 2019, o evento foi prestigiado por mais de 10 mil pessoas no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

 

Turra explica que o prato típico gaúcho surgiu quando os carreteiros, que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois, coziam uma mistura de guisado de charque e arroz. “Esta é a cultura e a tradição do nosso povo. Precisamos valorizar os costumes tradicionais do Rio Grande do Sul”, enfatizou. 

 

Após a sanção da lei, os convidados foram recepcionados pelo governador para um almoço no galpão crioulo do Palácio Piratini, onde cozinheiros de São Luiz Gonzaga serviram um delicioso carreteiro tradicional.

 

O Prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, agradeceu ao deputado Turra pela iniciativa e ao governador que está apoiando o turismo gastronômico regional.

 

Já a vereadora Rose Grings comentou sobre a importância do ato para o município e a região missioneira, agradeceu novamente ao deputado Turra e se emocionou ao falar sobre a cultura e a tradição gaúcha.

 

Participaram também do encontro, o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, os músicos Xirú Missioneiro e Ricardo Galarce, o vereador de Santiago, João Alberto Ferreira, que também representou a Frente Parlamentar em Defesa da Tradição, secretários estaduais, secretários municipais, entidades de classe e deputados estaduais.


Compartilhe

Galeria de fotos