Notícias

Deputado Turra comemora a liberação das obras na barragem de Taquarembó

10/06/2021

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira, dia 10, através do senador Luiz Carlos Heinze e do deputado estadual Sérgio Turra, que a obras de construção da Barragem de Taquarembó serão retomadas. O projeto, que está paralisado, beneficia os municípios de Dom Pedrito, Lavras do Sul, Cacequi e Rosário do Sul.


Quando a barragem for concluída, serão 50 mil hectares de área irrigada para produção das culturas de arroz, soja, milho, frutas e outras, e para o abastecimento de água para população.


“Em audiência com o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério do Desenvolvimento Regional, Stanley Rodrigues Bastos, conseguimos a garantia para a retomada dos trabalhos. Para isso, foi preciso elaborar um plano de ação, desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas, Saneamento e Habitação do Estado, que agora precisa ser aprovado pelo Ministério e já temos a sinalização neste sentido” disse o Heinze.


“Vale lembrar que quase perdemos a possibilidade de garantir o uso dos recursos, devido aos prazos para a entrega do plano de trabalho. Fui procurado pelo prefeito de Dom Pedrito, Mario Augusto Gonçalves, e apresentamos um pedido de prorrogação ao governo federal. Fomos atendidos e agora temos a possibilidade de continuar esta grande obra, com custo de R$ 138 milhões para União. A ação qualifica a utilização dos recursos hídricos de toda a região”, enfatizou o senador. 


Uma das reuniões realizadas no mês de maio em Brasília, teve a participação do deputado estadual, Sérgio Turra, junto com o vereador de Dom Pedrito, Patrício Antunes. “ O senador nos acompanhou nesta audiência onde deixamos a solicitação de prorrogação do contrato. Felizmente o governo entendeu a importância da barragem e deu sinal verde nesta quinta-feira”, disse Turra.


Foto: Deputado Turra e o vereador Patrício Antunes junto com a Ministra da Agricultura Tereza Cristina em Brasília. A nova barragem será responsável pela irrigação de 50 mil hectares no plantio de arroz, soja, milho, frutas e outros.



Compartilhe

Galeria de fotos