Notícias

Turra apresenta os resultados da DECRAB para a ministra Tereza Cristina

15/05/2021

A segurança dos homens e mulheres do campo levou o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) a Brasília na última semana. Autor da proposta que originou a criação da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) no Estado, o parlamentar apresentou os resultados do projeto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta quarta-feira (12). 


Desde 2016, quando iniciou a força-tarefa no Estado para o combate aos crimes do campo, as ocorrências de abigeato no Rio Grande do Sul caíram 50,9%, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “A partir desta força-tarefa, em 2018 o Rio Grande do Sul inaugurou a primeira DECRAB do país. Desde então tivemos excelentes resultados”, disse Turra.


A iniciativa deu tão certo que, no último mês, o governo do Mato Grosso do Sul publicou um decreto criando um programa para combater os crimes rurais tendo, como base, o modelo criado no Rio Grande do Sul. “Como defensor desta causa no legislativo gaúcho, fiquei muito feliz por sermos citados nacionalmente e servir de referência para outros Estados”, comemorou o parlamentar. 


Segundo a ministra, os dados apresentados por Turra são realmente impressionantes. Agora, o deputado seguirá buscando apoio federal à iniciativa com o Ministério da Justiça. Na próxima semana, Turra encaminhará ao ministério o projeto formal como sugestão de programa de governo.


Compartilhe

Galeria de fotos