Notícias

Deputado Sérgio Turra comemora a redução de 36% nos crimes de abigeato no Estado

12/05/2021

Nesta segunda-feira (10), foi divulgado pela imprensa os novos números do combate ao abigeato no Estado. No primeiro trimestre de 2021, o roubo de gado teve redução de 36% em comparação com o mesmo período do ano passado. 


Segundo o presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Rurais (FPCCA) da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Turra (Progressistas), nos primeiros três meses de 2020 as ocorrências chegaram a 1.286 casos. Já no mesmo período de 2021, o número de registros é de 945, representando uma queda de 36%. “Ainda tem muito trabalho para ser feito, mas a cada ano o número de registros está diminuindo. Isto é fruto do bom trabalho que a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) está fazendo, com ações estratégicas para desmantelar as quadrilhas e atuações preventivas”, disse Turra.


O deputado comentou, ainda, que a redução no número de crimes agropecuários não é o final da guerra, apenas mais uma batalha vencida. “Apesar dos números que são bons, existem muitos crimes não registrados pelos produtores, isto dificulta a investigação da polícia. O trabalho precisa continuar firme e os pecuaristas precisam denunciar e ajudar a polícia neste processo”, explanou Turra.


Junto com a divulgação dos números, a imprensa repercutiu a colocação de câmeras de monitoramento nas estradas vicinais no interior de São Francisco de Paula. O sistema de monitoramento registrou, nas últimas semanas, vários crimes de abigeato. “Para ajudar a polícia, a prefeitura colocou câmeras em pontos estratégicos para acompanhar os veículos suspeitos que trafegam nas estradas de São Francisco de Paula. Isto é importante para coibir os criminosos e colaborar com as investigações”, destacou o parlamentar.


Desde a criação da DECRAB, em 2018, o abigeato teve queda de quase 48% no Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui cinco unidades da delegacia.


Compartilhe

Galeria de fotos