Notícias

Em reunião no Palácio Piratini, Turra diz que parlamento gaúcho deve ser parceiro no incentivo às culturas de inverno

27/01/2021

O deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) participou de uma reunião nesta terça-feira (27), no Palácio Piratini. O encontro teve o objetivo de discutir caminhos para incentivar a produção de culturas de inverno no Rio Grande do Sul e contou com presenças importantes de lideranças do setor como a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do ex-chefe da pasta e atual presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e do secretário estadual da Agricultura em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Junior. A reunião foi coordenada pelo governador em exercício, Ernani Polo.

 

Na abertura do encontro, Polo destacou que a iniciativa de debater a otimização das culturas de inverno partiu de uma provocação feita pelo ex-ministro Turra e o deputado Sérgio Turra. “As culturas de inverno têm potencial de melhorar a competitividade do agronegócio gaúcho, principalmente, da proteína animal. Com o fim da vacinação contra a febre aftosa, o Estado pode ter a sua demanda de produção aumentada e temos um gargalo histórico, que é a falta de insumos para alimentação desses animais”, disse.

 

Conforme o ex-ministro Francisco Turra, a Embrapa já possui estudos, tecnologias e sementes necessárias para a otimização das culturas de inverno em solo gaúcho. “A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estima que até 2050, a produção de alimentos precisa dobrar. Diante deste cenário, o Brasil e o Rio Grande do Sul podem ser protagonistas”, destacou.

 

Turra ainda afirmou que o custo de uma lavoura de verão pode ser reduzido em até 11% quando há produção de inverno. “Mas no Rio Grande do Sul, a área de ocupada durante o inverno chega a ser 5x menor do que no verão”, alertou.

 

Em sua manifestação, a ministra Tereza Cristina afirmou pasta está à disposição para ouvir as demandas e trabalhar de forma conjunta, com o governo do Estado, os deputados, as entidades setoriais e os órgãos de pesquisa, para construir as soluções necessárias. “Vamos trabalhar juntos para acharmos caminhos e alternativas para o RS”, afirmou.

 

Para o deputado Sérgio Turra, um dos principais fomentadores do tema deve ser o governo do Estado. No entanto, o parlamentar disse que a Assembleia Legislativa também precisa estar à disposição dos produtores. “Tenho certeza que todos os deputados que estão aqui, estão dispostos a levar esse assunto adiante e cobrar do governo agilidade para termos em breve políticas de incentivo às culturas de inverno”, declarou.

 

O parlamentar também sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes do setor ou até mesmo a criação de uma Frente Parlamentar para acompanhar o andamento do assunto.

 


Compartilhe