Notícias

Turra trata sobre os efeitos da seca com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina

23/11/2020

Preocupado com os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Progressista, Sérgio Turra, esteve reunido com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entidades representativas do setor agropecuário e deputados federais e estaduais, nesta segunda-feira (23), por videoconferência. A seca que atinge o Estado acarretou prejuízos na produção de soja, milho e na pecuária leiteira. Ao todo, 394 municípios gaúchos já declararam situação de emergência.

 

Para Turra, a necessidade de soluções estratégicas é uma urgência do Estado. “O momento é de extrema gravidade. As perdas da safra de verão, em algumas regiões, são consideradas irreversíveis. Isso tem impacto direto nas atividades econômicas e nas nossas cadeias produtivas”.

 

Na semana passada, o deputado também se reuniu com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, para tratar sobre o tema. “Nossas entidades têm boas propostas para reduzir os efeitos da estiagem. Precisamos, agora, do apoio do poder público”, explicou.

 

Dentre as pautas apresentadas, as entidades sugerem a criação de grupos de monitoramento do impacto da estiagem, incentivo à projetos de reserva de água e irrigação, desoneração tributária de equipamentos de irrigação e a antecipação e reabertura de programas de apoio do governo.

 

A ministra, Tereza Cristina, recebeu as sugestões e se comprometeu com o andamento das demandas. Na próxima semana, o grupo terá uma reunião de retorno, para alinhar a viabilidade das propostas. 


Compartilhe