Notícias

Aprovado projeto que reconhece o Festival Ponche Verde da Canção Gaúcha

26/08/2020

De autoria do deputado Estadual Sérgio Turra (Progressistas), o projeto que reconhece o Festival Ponche Verde Canção Gaúcha, realizado em Dom Pedrito, foi aprovado nesta quarta-feira (26) pela Assembleia Legislativa. O PL 433/2019 declara o evento de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul e o inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado.


Para Turra, o festival preserva e valoriza a cultura gaúcha e, também, fortalece o turismo e a economia de Dom Pedrito e região. “Este é um dos mais respeitados festivais de música nativista. Valoriza nossa tradição e cultura e atrai pessoas de todo o Rio Grande e, também, de outros estados”, explica.


Com 34 edições, o festival é conhecido por ter “o melhor público dos festivais”, graças ao carinho e a hospitalidade da comunidade de Dom Pedrito. O Poncho Verde da Canção revela e premia artistas nativistas nas categorias infantil, jovem e adulto e acontece, anualmente, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dom Pedrito. “Sem dúvida, o evento desempenha papel fundamental na fixação da identidade do povo gaúcho, através da música de qualidade”, diz Turra.
 
 
Segundo o parlamentar, a proposta foi uma ideia do prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, e do vereador, Diego da Rosa Cruz (Guiga). “Ficamos honrados quando Turra levou a ideia adiante, para ser aprovada pelo legislativo. Este é um evento que mostra os talentos do nosso Estado na essência, premiando as melhores composições, seus autores e intérpretes. Com certeza merece o reconhecimento”, avaliam o prefeito e o vereador.
 
 
O projeto, agora, segue para ser sancionado pelo governador, Eduardo Leite.


Compartilhe