Notícias

Turra comemora reconhecimento do RS como zona livre de vacinação contra aftosa

12/08/2020

Nesta terça-feira (11), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou instrução normativa em que reconhece o Rio Grande do Sul como zona livre de aftosa sem vacinação. A mudança deve ser publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (12) e passa a vigorar em 1º de setembro. Proponente de um debate sobre o tema em 2015 na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) celebrou a notícia.


Para Turra, a retirada da vacina da febre aftosa é uma evolução importante do status sanitário da pecuária gaúcha. “Esse reconhecimento do Ministério é a porta de entrada para a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que vai nos permitir negociar com os melhores mercados mundiais”, disse.


O deputado também elogiou o atual secretário da Agricultura, Covatti Filho, e do ex-titular da pasta e presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, na condução do assunto. “O trabalho dos dois foi fundamental para que avançássemos neste tema tão importante para o desenvolvimento do Estado”, concluiu.


AUDIÊNCIA PÚBLICA 

Em 2015, o deputado Sérgio Turra levantou o debate sobre a retirada da vacina da febre aftosa na Assembleia Legislativa. Na época, o parlamentar defendeu a busca imediata pela retirada da vacina. No entanto, o processo começou em setembro de 2017.


Compartilhe