Notícias

Em videoconferência, Turra trata sobre a situação das estradas

03/08/2020

Antiga bandeira levantada pelo deputado Estadual Sérgio Turra, a infraestrutura nas estradas gaúchas foi pauta de videoconferência entre a bancada do Progressistas e os secretários dos Transportes, Planejamento, Casa Civil e representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), na última sexta-feira (31). Como líder da bancada do partido no parlamento gaúcho, Turra destacou que infraestrutura em decadência prejudica ainda mais a competitividade do Estado. “Em meio a crise que vivemos precisamos, mais do que nunca, somar esforços e buscar soluções que incentivem nosso crescimento econômico”, disse.    


O secretário dos Transportes, Juvir Costella, lembrou que as enchentes e a pandemia do coronavírus causaram prejuízos e atrasos em receitas e pessoal. No entanto, se houver contrapartida das prefeituras para a realização de reparos, o DAER fará a liberação de manta asfáltica para operações de tapa buracos. “Temos ciência que não é o suficiente. Mas é o que está ao nosso alcance”, disse. 

  

Outra alternativa para solucionar problemas de infraestrutura é o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico do RS (PIAA/RS). O projeto, de autoria de Turra, prevê que empresários possam destinar parte do saldo devedor de ICMS para aplicação em obras de acessos e de ligações asfálticas em localidades onde possuem unidades e operações. Com a publicação do decreto que regulamenta o PIAA, em maio deste ano, as empresas interessadas em obras de pavimentação podem enviar propostas para a Secretaria de Logística e Transportes.

 



Compartilhe