Notícias

Turra comemora avanço do Estado para zona livre de aftosa sem vacinação

28/07/2020

Nesta segunda-feira (27), o deputado Sérgio Turra (Progressistas), juntamente com outros parlamentares da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal, da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar da Agropecuária, participou da videoconferência para debater sobre o plano estratégico de erradicação da febre aftosa no Estado. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho, apresentou o andamento das ações realizadas para que o Rio Grande do Sul consiga o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. 


Nos dias 4 e 5 de agosto, a secretaria receberá os auditores do Ministério da Agricultura (MAPA) para a inspeção de cumprimento de 18 medidas recomendadas. Segundo Covatti, 16 apontamentos já foram cumpridos e 2 estão em fase final, que são a aquisição de 100 veículos e a contratação de 150 auxiliares administrativos. “Estamos confiantes que seremos bem avaliados, pois o governo do Rio Grande do Sul fez todos os movimentos necessários para a conquista da retirada da vacinação contra a aftosa”, avaliou. 


Para Turra, a conquista será um passo fundamental para o desenvolvimento do Estado. “A  evolução do status sanitário irá facilitar na abertura de mercados internacionais para parcerias comerciais, além do ganho de valor à proteína animal comercializada. E, justamente em meio a pandemia do coronavírus, temos que apoiar ações que incentivem nosso crescimento econômico”, disse.



Compartilhe