Notícias

Pinto Bandeira é a Capital Estadual do Pêssego de Mesa

01/11/2019

Sancionada nesta quinta-feira (31), a lei proposta pelo deputado Sérgio Turra (Progressistas) declara Pinto Bandeira oficialmente a Capital Estadual do Pêssego de Mesa. O ato de sanção pelo governador Eduardo Leite aconteceu no Palácio Piratini.


De acordo com Turra, o reconhecimento irá destacar o município no cenário estadual e nacional, incentivando a economia local. “Pinto Bandeira tem, no setor primário, a base da sua economia. Grande parte se refere a produção de frutas, especialmente in natura. Só isso já torna justo o reconhecimento”, disse. Segundo o parlamentar, a proposta atende ao pedido do vice-prefeito de Pinto Bandeira, Daniel Pavan, e do vereador, Adair Rizzardo.


Junto com Bento Gonçalves, Pinto Bandeira é responsável por 14,7 % de toda a produção de pêssegos do país. De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), o município possui cerca de quatrocentas propriedades rurais, sendo que mais de mil hectares tem o cultivo da fruta. A produção média de pêssegos é de dezoito toneladas por hectare.


O prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, o vice-prefeito, Daniel Pavan, a primeira dama, Sandra Ferrari, e os vereadores Adilson Salini, Gerson Odorcick e Adair Rizzardo prestigiaram o ato, além das soberanas da 5° Festa do Pêssego. A comitiva aproveitou para convidar o governador e o deputado para a abertura da Colheita do Pêssego, que acontece no dia 23 de novembro, e para a Festa do Pêssego, que acontece de 10 a 12 de janeiro de 2020 no município.


Compartilhe