Notícias

Turra comemora sanção da lei que declara Barra do Ribeiro como a Terra da Fábrica de Gaiteiros

26/09/2019

Em cerimônia realizada no Palácio Piratini nesta quarta-feira (25), o governador Eduardo Leite sancionou a lei que declara o município de Barra do Ribeiro como a Terra da Fábrica de Gaiteiros e reconhece a relevância cultural do projeto. De autoria do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas), a legislação visa enaltecer o trabalho realizado pelo Instituto Cultural Renato Borghetti - a Fábrica de Gaiteiros.

Conforme Turra, a Fábrica de Gaiteiros oferece formação musical e ensina crianças de 7 a 15 anos a confeccionar o instrumento. “O que estamos fazendo aqui é uma demonstração de valorização da iniciativa do músico Renato Borghetti, que viu que poderia contribuir com a sociedade por meio deste projeto. O Borghetinho promove a cultura gaúcha e a inclusão social de mais de 500 crianças no Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, destacou.

O governador também elogiou o projeto. Já tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Fábrica de Gaiteiros e fiquei muito emocionado. Precisamos estimular a produção cultural e a preservação de tradições gaúchas”, afirmou Leite.
Atualmente, a Fábrica de Gaiteros conta 12 unidades, localizadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mais de mil crianças já participaram do projeto.


Compartilhe

Galeria de fotos