Notícias

Na Expointer, workshop sobre o mercado ilegal de defensivos agrícolas

27/08/2019

O evento dá continuidade aos trabalhos da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários (FPCCA), presidida pelo deputado Sérgio Turra

 

Roubo, contrabando e falsificação de defensivos agrícolas são crimes que movimentam, somente no Rio Grande do Sul, quase R$ 1 bilhão por ano. Além dos prejuízos à economia do Estado, a atividade coloca em risco a saúde pública e o meio ambiente.


Para debater o assunto e propor alternativas para o enfrentamento aos crimes do campo, a Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários (FPCCA) promoveu workshop “O Mercado Ilegal de Defensivos Agrícolas no Brasil”, em parceria com o Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos de Defesa Vegetal (Sindiveg), a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), na sede da Assembleia Legislativa na Expointer.


Turra explicou que o Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteira, por onde passam as mercadorias ilegais. “Nossas fronteiras ainda são frágeis. É importante um olhar mais atento sobre a questão e a união de esforços na busca de soluções”, explica.


O deputado lembrou que há exatos dois anos, também durante a realização Expointer, foi criada a FPCCA, com o objetivo de ampliar as discussões relacionadas aos crimes organizados do campo. “Desde então, ações em conjunto resultaram na queda dos índices da criminalidade rural. Contudo, o trabalha não para. Temos que avançar”.


Representando o Ministério Público, o promotor Luciano Vaccaro salientou que, com o aumento dos debates, foi possível especializar o enfrentamento aos crimes. “E isso têm gerado bons resultados”, acrescentou.


Além do promotor, o evento foi prestigiado pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, além de autoridades da área de Segurança, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar e entidades de produtores rurais.

 


Confira quem mais esteve presente:

Presidente da Febrac, Leonardo Lamachia; representante do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, Luciano Barros; diretor da Farsul, Fabio Rodrigues; deputado federal, Alceu Moreira; presidente da Frente Parlamentar da Agricultura da Câmara Federal, Rosane Colares; representante do Sindiveg, Andreza Martinez; secretário de estado da Segurança Pública adjunto, Marcelo Gomes Frota, chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Coronel Marcus Vinicius Souza Dutra; diretor administrativo adjunto da Secretaria de Segurança Pública, coronel Emilio Barbosa Teixeira; chefe de Planejamento e Integração da Secretaria de Segurança Pública, coronel Otavio Polita Filho e o presidente da Emater, Geraldo Sandri.

 


Compartilhe

Galeria de fotos