Artigos
Aviação regional acelera o desenvolvimento
A
aviação regional é uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico em um
país como o Brasil, com cidades separadas por enormes distâncias e uma malha
rodoviária nem sempre em boas condições de trafegabilidade. O avião encurta
caminhos, economiza tempo e acelera a realização de negócios.
Por essa razão, temos trabalhado na Assembleia Legislativa pelo fortalecimento do modal de transporte aéreo no Estado. O Parlamento Gaúcho tem, inclusive, uma Frente Parlamentar voltada para o desenvolvimento da aviação civil regional, da qual sou integrante. E, na semana passada, mais um importante passo nesse sentido foi dado.
O governo gaúcho assinou dois decretos que ampliam o número de rotas de voos comerciais no Estado. Com isso, o aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, também deverá aumentar a oferta de voos. Encurtar distâncias entre o interior e Porto Alegre é vital para o desenvolvimento do interior. Além de Passo Fundo, a mudança viabilizará, de início, outras cinco rotas que ligam a capital a Rio Grande, Bagé, Santa Rosa, São Borja e Santana do Livramento.
Os decretos alteram o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional,
flexibilizam regras de operação das companhias aéreas e reduzem a alíquota
sobre o combustível de aviação. Com essas mudanças, o governo estima dobrar o
número de rotas comerciais. É um alento para regiões mais distantes de Porto
Alegre, que necessitam do avião para potencializar o seu desenvolvimento.
A decisão do governo repercutiu imediatamente no setor. Logo após a assinatura dos decretos, a Gol Linhas Aéreas já anunciou interesse em operar voos para seis cidades gaúchas. Os voos serão realizados com aeronaves terceirizadas. Os setores industrial e do agronegócio necessitam de agilidade nos deslocamentos. A melhoria da malha aérea mantém e atrai investimentos nas regiões. Temos, portanto, bons motivos para comemorar mais essa conquista.
Compartilhe